Um Clássico Uruguaio para a #CBE: H Stagnari Tannat Viejo 2009

H_Stagnari_Viejo_Tannat_2009

Estimados amigos, compartilho hoje aqui no blog as impressões do vinho que degustamos alusivo ao tema de março da Confraria Brasileira de Enoblogs. Quem sugeriu o tema neste mês foi do casal de confrades Maykel e Anna, do ótimo blog Vinho por 2: “Tannat uruguaio, em qualquer faixa de preços”. Tema dos bons, como gosto de dizer, só alegrias. Um dos estilos de vinho que mais me encantam, proveniente de um país que considero agradabilíssimo de se visitar.

O rótulo por mim escolhido é um verdadeiro clássico uruguaio, como assim escrevi no título do artigo. Elaborado pela bodega H Stagnari, levando a assinatura do enólogo da vinícola, trata-se de um verdadeiro papa-medalhas (ostentadas no rótulo do produto). As uvas são da região de Salto, bem ao oeste do Uruguai – região também conhecida pelas suas águas termais. O vinho possui 14,5% de álcool e estagiou bor barricas de carvalho por doze meses, além de outros seis meses em repouso nas caves da vinícola.  Vamos ao líquido:

Cor vermelho rubi escura, de poucos reflexos, nem típica da variedade. Aromas discretos no inicio, revelando notas frutadas negras de leve, certa ameixa e algo de especiaria lembrando cravo. Alguma coisa sintética ou química lembrando borracha também presente no paladar – muito interessante e fustigante por sinal. Em boca tem bom corpo e boa estrutura. Taninos redondos, marcando e secando todo o paladar. O ar frutado é bem característico. Final potente, mas sem ser desequilibrado, com boa presença e persistência.

Bom vinho, Tannat típico, bem feito. Decantamos por uns 30 minutos antes de beber; creio que tenha favorecido o vinho, indico. Aos amigos leitores que apreciam o estilo de um vinho encorpado e potente, recomendo; peguem um cordeiro, uma garrafa do vinho e sejam felizes (risos).

Quanto custa? Acredito que esta safra esteja esgotada no mercado brasileiro – comprei a garrafa em um free shop da fronteira com o Uruguai, mas não me recordo o preço. A safra 2012 pode ser encontrada à venda na faixa de 130 reais – possivelmente já sentindo a alta do dólar e dos impostos. A alguns anos atrás, provamos aqui no blog a safra 2007 (relembre) que custava, à época, 63 reais.

Saúde a todos!

2 comentários em “Um Clássico Uruguaio para a #CBE: H Stagnari Tannat Viejo 2009

  1. Renzo disse:

    Excelente avaliação, parabéns. Sou fã desse vinho há muitos anos.
    De fato, seu preço subiu absurdamente no Brasil.
    Entretanto, no Uruguai segue com bom preço, por volta de 40 reais (dezembro de 2016).

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Renzo!
      Agradeço por seu comentário! Fico feliz que suas impressões sobre o vinho foram parecidas
      Obrigado pela informação quanto ao preço atualizado na fronteira – muito bom saber 🙂
      Um abraço e saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s