Aprovamos este Espumante de Mendoza: Lopez Extra Brut

Espumante_Lopez_Extra_Brut

Amigos, hoje é dia de dar uma pequena pausa nos tintos – tão apreciados em nosso inverno – para comentarmos sobre este belo espumante que recebemos pelo Clube Winelands. Sou um incansável apreciador, não nego, dos Extra Brut e Nature – acho que um dia tentarei participar ou até organizar uma degustação só com este estilo de espumante. Fato é, como alguns já sabem, fazer um bom Extra Brut não é uma tarefa das mais fáceis, pois o açúcar – muitas vezes, o “cobertor” de defeitos – está praticamente ausente e o vinho espumante passa a expressar aquilo que realmente é. Daí a razão do fascínio de muitos enófilos por esta bebida tão especial – onde me incluo, logicamente 🙂

Este exemplar é elaborado na região de Mendoza pela Bodega Lopez, produtor centenário, conforme ostenta seu rótulo. Trata-se de um assemblage formado pelas catas Chardonnay, Semillon e Chenin Blanc (bem interessante o trio). O processo de elaboração é pelo método Charmat, ou seja, a segunda fermentação onde ocorre a tomada de espuma se dá em autoclaves. Mas vamos ao que achei dele:

Elegante apresentação, com bonito rótulo – apesar de difícil de fotografar (risos). Na taça mostrou  límpida cor palha dourado, com belo Perlage. Aromas agradáveis de notas predominantemente frutadas, lembrando frutos brancos cítricos como lima, além de boa lembrança mineral também presente. Em boca tem boa acidez, é macio e muito agradável de beber.  Confirma o nariz quanto a sensação frutada e a mineralidade dá um gostinho no fim de boca. Bom equilíbrio com certa cremosidade, bem interessante. Final correto, sem a agressividade de alguns Extra Brut e Nature que já provamos.Valeu a experiência,  recomendo a prova. Mesmo para uma noite fria de inverno, o espumante foi superbem, apreciado só – mas irá bem com boa gama de acompanhamentos, seguramente.

Quanto custa? É vendido no site da Winelands por 76 reais, já com o desconto para associados, com bom custo-benefício.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s