Tierra Imperial Gran Reserva Tempranillo 2008

Tierra_Imperial_Gran_Reserva_Tempranillo_2008

Amigos, alguns talvez diriam que se trata de sorte, mas devo lhes dizer: até hoje, que bem me lembre, nunca me desapontei com nenhum vinho elaborado com a tradicional casta espanhola Tempranillo – também chamada de Aragonez em terras lusitanas. E eis que com este histórico positivo acabei me tornando um fã confesso desta variedade, a qual considero muito interessante – e que recomendo fortemente a prova para aqueles que ainda não a experimentaram.

Pois o Tempranillo de hoje é muito especial: um Gran Reserva Espanhol de mão cheia, escolhido a dedo em uma das seleções do Clube Winelands que assino. Com expectativa escolhi e não me arrependi de trazer à minha adega este exemplar, elaborado na região de Toledo pela Bodega Verduguez. O exemplar estagiou nada menos que 24 meses em barricas de carvalho, além de outros 36 meses em repouso nas caves.

Mas vamos ao vinho!

Um caldo de cor rubi escura com bordas rosadas e lágrimas finas por toda a taça. Aromas com muita intensidade e complexidade,  beneficiados pela aeração do vinho, há de se dizer (recomendo uns 30 minutos ou um pouco mais). Notas de frutos vermelhos e negros, framboesa, cereja e um grande mix de especiarias complementam o conjunto; aos poucos surge leve compota e notas maduras. Em boca é sensacional.  Encorpado, com acidez leve e correta e ótima estrutura enchendo o paladar.  O frutado se confirma e os taninos revelam a sensação de especiarias sentidas no olfato.  Final potente, secando a boca,  implorando comida e suplicando a taça seguinte.  Madeira na medida, como deve ser – na minha modesta e humilde opinião.

Vinhaço. Excelente. Cumpre as expectativas, com louvor. Valeu a experiência; se consagra como um dos Tempranillo mais interessantes que por aqui já passaram. Recomendo.

Quanto custa? Está a venda por 134 reais no site da Winelands, já com desconto para associados. Tê-lo na seleção do clube, a alguns meses atrás, foi esplêndido pode-se dizer – haja vista o valor do rótulo. Me senti naqueles momentos em que podemos dizer que definitivamente ser associado do clube valeu a pena 🙂

Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s