Especialmente para a #cbe: Espumante Pizzato Brut Rose 2014 DOVV

Espumante_Pizzato_Brut_Rose

Estimados amigos, muito me alegra poder escrever hoje o post alusivo ao mês de agosto para nossa Confraria Brasileira de Enoblogs, a primeira e única confraria virtual de vinhos do Brasil. A escolha do tema deste mês coube ao confrade Marcello Galvão do blog Agenda de Vinhos, que sugeriu: “espumante brut rosé do novo mundo, elaborado pelo método tradicional”. Foi a perfeita ‘desculpa’ que eu necessitava para experimentar este belo espumante, que estava a alguns meses guardado em minha adega – eu aguardava uma ocasião para abrí-lo e achei que o momento não poderia ser mais oportuno 🙂

O espumante é elaborado pela competente Pizzato, um dos produtores brasileiros que mais conquistaram meu respeito e admiração ao longo dos anos – a exemplo de Angheben e Larentis, entre outros. Este brut rosé é elaborado por assemblage de uvas Chardonnay e Pinot Noir. Segundo contra-rótulo, o vinho repousou sobre as próprias borras por período mínimo de 9 meses.

É um produto pertentente a um lote único de tão somente 12 mil garrafas numeradas – abrimos a de número 7241. Curiosamente, é safrado, de 2014, algo incomum nos produtos brasileiros. Segundo informações do site – muito bem organizado e gostoso de navegar, por sinal – desde 2013 o produto é elaborado seguindo os preceitos para certificação da Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos, o qual lhe outorga o devido selo – saiba mais. E por fim e não menos importante, cabe salientar: o espumante recebeu 90 pontos pelo respeitado Guia Descorchados, um feito e tanto.

Com tantos predicados, era hora mesmo de abrir a garrafa! Vamos ao que achei dele:

Na taça, uma cor de casca de cebola, mais opaca e escura, de poucos reflexos achei. O perlage é fino, delicado e persistente, bem aprazível aos olhos. No nariz possui aromas delicados, com notas de frutos secos e amêndoas, muito envolventes e agradáveis. Em boca aí sim, é espetacular. É macio e volumoso, enchendo o paladar, com muita cremosidade.  A acidez não está esquecida e há uma certa lembrança cítrica de frutos vermelhos (mais nítido que no nariz eu diria). Final é redondo, isento de defeitos e implorando a próxima taça. Acompanhou bem uma tábua de frios, queijos e pães com um bom azeite e patês.

Um belíssimo produto. Um dos melhores espumantes rose que já provamos. A pontuação do Guia Descorchados é justíssima, é um produto que vale a pena ser provado. Recomendo.

Quanto custa? Pode ser encontrado à venda na faixa de 75 reais. No varejo da vinícola paguei um pouco menos, mas não me recordo quanto. De toda a forma julgo ainda um bom custo-benefício para um produto deste nível, bem acima da média.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s