Mais um tinto Grego que impressionou: Nemea Grande Reserve 2008

Nemea_Grande_Reserve_2008

Amigos, graças ao Clube do Vinho Winelands do qual sou sócio tive a oportunidade de conhecer diversos rótulos muito interessantes, provenientes de países menos comuns do nosso dia a dia. E um dos países que têm nos surpreendido positivamente é a Grécia – de onde provém este belíssimo tinto de hoje.

Trata-se de um exemplar elaborado com a variedade vinífera Agiorgitiko, uma casta estreante aqui no blog e que eu, confesso, até então ainda desconhecia. É uma variedade antiga – com direito a ‘lendas’ gregas e tudo o mais, largamente cultivada na Grécia especialmente no território de Nemea, localizado na região do Peloponeso. Bem interessante não ?

O vinho é elaborado pelo tradicional produtor grego Cavino. As uvas são provenientes de vinhedos de 850 metros de altitude. O vinho estagiou em barricas de carvalho francês e americano por um período de 24 meses, além de outros dois anos de repouso em garrafa antes de ser comercializado. Mas vamos ao líquido!

Cor rubi escuro intenso com bordas avermelhadas. Aromas envolventes, muitas notas oriundas da madeira (sem ser “a madeira” propriamente dita) com especiarias, funcho, um pouco de frutas pretas e compota. Um festival ao olfato. O vinho aos poucos se abre a cada taça,  e os aromas ficam mais frutados, lembrando ameixa e amora frescas. Em boca tem corpo mais para médio e acidez na medida, bem dosada. Taninos bem equilibrados, finos. Confirma o olfato em tudo, é redondo, macio e agradável de beber. Apesar dos 24 meses de carvalho, a madeira está na medida, assim como o álcool, a 13,5%. O caráter de especiarias deixa um ar picante em boca. Final muito interessante, chamando a próxima taça, com leve sensação mentolada ou balsâmica.

Um ótimo vinho, deixará saudades. Acompanhou bem uma costela suína, um dos meus pratos prediletos.

Quanto custa? É vendido por 147 reais no site da Winelands.

Saúde a todos!

Um comentário em “Mais um tinto Grego que impressionou: Nemea Grande Reserve 2008

  1. […] Mais um tinto Grego que impressionou: Nemea Grande Reserve 2008 […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s