Um Excelente Tinto Brasileiro para o Inverno: Salton Paradoxo Cabernet Sauvignon 2012

Salton_Paradoxo_Cabernet_Sauvignon_2012

Estimados amigos, imagino que já saibam, não escondo, que me empolgo muito quando encontramos vinhos com custo benefício atrativo. Em tempos de crise econômica e aumento nos preços dos vinhos (por diversos fatores),  a busca por rótulos interessantes a custos amenos virou quase uma meta, um objetivo de vida de todo o enófilo.

Tive a feliz oportunidade de experimentar recentemente este exemplar da vinícola Salton, comentado no Winebar onde alguns rótulos da vinícola foram degustados – confira aqui como foi. Já havíamos comentado aqui no blog sobre o surpreendente Malbec da linha Classic (relembre) e hoje é a vez deste belo Cabernet Sauvignon, elaborado com uvas da região da Campanha Gaúcha. O vinho estagiou por seis meses em carvalho americano, além de outros seis meses em descansando na garrafa antes de ser comercializado. Vamos ao que achei dele:

Cor vermelho rubi, mais ‘sóbria’, de pouca transparência e poucos reflexos. Aromas típicos da variedade, notas vegetais lembrando o pimentão em primeiro momento (sem ser exageradas ou enjoativas) com um bom toque de especiarias do carvalho e algumas lembranças de frutas vermelhas aos poucos – uma aeração talvez beneficiasse o vinho, ou uma degustação em ritmo mais tranquilo.  Em boca surpreendeu muito: tem ótimo volume e estrutura, louvável para um vinho desta faixa de preço, eu diria.  Acidez na medida com os taninos secando a boca, na rusticidade típica da variedade, ao meu ver. Tem certa potência, mas bem equilibrada – álcool a 13,5%.  Final correto e com boa duração, deixando boca, língua e gengivas secas – os taninos deixando a sua marca (risos). Gastronômico; pede comida sem dúvida.

Na faixa de preço,  talvez um dos melhores Cabernet Sauvignon que já provamos. Não possui o exagero de notas herbáceas (comum de certos chilenos) que deixa muitos Cabernet enjoativos. Achei equilibrado e muito bem feito, com madeira bem integrada. Um belo trabalho da Salton, sempre surpreendendo e se firmando como um produtor consolidado e confiável.

Quanto custa? Pode ser encontrado na internet por pouco mais de 30 reais, com ótimo custo-benefício. Ah, um detalhe interessante, comentado no Winebar, é de que esta linha é voltada especialmente para restaurantes. No varejo físico nunca o vi a venda, mas certamente pode ser facilmente encontrado à venda pela internet; inclusive, é claro, no próprio site da vinícola.

Saúde a todos!

Nota: este vinho nos foi gentilmente enviado pela vinícola para degustação, em razão do Winebar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s