Aprovamos mais um Ótimo Vinho Grego: Mega Spileo Moscato 2014

mega_spileo_moscato_2014

Amigos, tenho tido boas e agradáveis experiências com a casta Moscato – variedade muito conhecida no território brasileiro, especialmente na elaboração do  famoso espumante Moscatel. Muitos infelizmente torcem o nariz para esta variedade, julgando-a como uma uva de menor potencial para bons vinhos – o que é um equívoco e tanto. Além do já conhecido espumante, a Moscato já demonstrou que pode nos fornecer vinhos  agradabilíssimos, premiados e muitíssimo interessantes.

E para exemplificar, hoje temos este belo exemplar grego elaborado com esta variedade, que recebi através do Clube de Vinhos Winelands.  Trata-se de um 100% Moscato, elaborado com uvas da região de Achaia pela vinícola Cavino, produtor que já deu as caras aqui no blog com outros exemplares muito interessantes (veja no fim do post alguns links). Como manda o figurino, o vinho não tem passagem por madeira, a fim de garantir o frescor e preservar as notas típicas da variedade. Segundo informações do importador, o vinho emplacou diversas premiações, incluindo Medalha de Ouro no concurso Berliner Wein na Alemanha em 2014. Mas vamos ao líquido!

Em taça demonstrou coloração palha brilhante, com leve esverdeado. Ao sacar da rolha já surgem aromas intensos, frescos, com  muitas notas vegetais,  herbáceas,  lembrando grama cortada, ervas e frutas brancas cítricas como lima e maracujá, formando um conjunto muito interessante a agradável.  Em boca confirma o  olfato em tudo, tem ótima acidez e refrescância. É leve e agradabilíssimo de  beber. Há equilíbrio das notas herbáceas e frutadas, o que julguei um ponto muito positivo.  Álcool muito tênue (a 11,5%), dando leveza ao vinho de modo geral. Final muito agradável e isento de defeitos.

Um ótimo exemplar para apreciar sozinho, indo bem também com pratos leves. Recomendo a prova. Novamente, a Winelands capricha na seleção de seus rótulos – especialmente em se tratando de vinhos brancos, o que reconheço como um feito admirável, já que é difícil achar vinhos brancos de qualidade em clubes.

Quanto custa? O rótulo é vendido no site da Winelands a 106 reais, já com desconto para associados.

Saúde a todos!

Leia Também:

Mais um tinto Grego que impressionou: Nemea Grande Reserve 2008

Um Refrescante Vinho da Grécia: Cavino Malagouzia Fruity Wine 2014

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s