Um TOP Brasileiro: Aracuri Collector Cabernet Sauvignon 2009

aracuri_collector_cabernet_sauvignon_2009

É sempre uma satisfação, amigos, quando temos a oportunidade de experimentar um vinho brasileiro de qualidade tão diferenciada. Particularmente ouso me posicionar dentre aqueles que acompanha a alguns anos os avanços da qualidade de nossa viticultura – e creio sim que eu seja detentor de uma “litragem” de vinhos nacionais para poder dizer sem receios que nossos vinhos estão sim cada vez melhores – tanto brancos como tintos.

O vinho de hoje é um Top elaborado pela competente Aracuri, vinícola que tem surpreendido pela qualidade de seus vinhos, todos por sinal muito bem feitos (relembre aqui alguns exemplares que já degustamos). Este Cabernet Sauvignon foi elaborado com uvas da região dos Campos de Cima da Serra, mais precisamente no município de Muitos Capões, próximo à Vacaria. Uma parte do vinho (70%) estagiou em barricas de carvalho por 12 meses. A produção foi limitada a tão somente 2200 garrafas, todas numeradas – abrimos a de número 1437. Mas vamos ao que achei deste belo exemplar:

Vinho de cor vermelho rubi, com leve transparência e bordas atijoladas. Aromas de boa intensidade, frescos, com muitas notas de especiarias do carvalho no inicio,  mas evoluindo rápido para um conjunto complexo, com muita ameixa e notas herbáceas – lembrando o característico pimentão, típico da variedade. Em boca é um vinho com boa estrutura e  corpo mais para médio.  Paladar confirmando o olfato em tudo, com acidez leve e taninos muito polidos,  formando ótimo conjunto. Álcool bastante equilibrado, a 12,5%, deixando o vinho mais elegante. Final com boa presença, correto,  marcante e com tipicidade garantida, não deixando quaisquer dúvidas de que é um Cabernet Sauvignon.

Um vinho muito interessante, que gostei e fiquei feliz por ter provado. Diria pelo meu modesto conhecimento que é diferente; não é um Cabernet Sauvignon “pancada”, é um vinho mais amável,  macio e agradável de beber. Elegante talvez seja mesmo a melhor palavra, como descrevi no parágrafo anterior. Aprovadíssimo. Recomendo.

Quanto custa? A safra 2012 é encontrada a venda por cerca de 84 reais.

Saúde a todos!

Nota: Esta garrafa nos foi gentilmente enviada pela vinícola para degustação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s