Para Aguçar os Sentidos: Viejo Carreton Syrah 2014

viejo_carreton_syrah_2014

Amigos, creio eu que da mesma forma que o Uruguai não elabora apenas excelentes Tannats – mas também excelentes tintos de outras cepas – sempre cabe bem reforçar que a Argentina já demonstrou potencial interessantíssimo em elaborar vinhos de outras castas tintas além da Malbec. Hoje, por exemplo, trago uma bela experiência que tive com um exemplar de uma das castas que mais me cativam:a Syrah. O exemplar foi escolhido a dedo na seleção do Clube de Vinhos Winelads do mês de junho.

Este rótulo é elaborado pela Viñas de America del Sur, mesmo produtor que já apareceu aqui no blog com outros rótulos muito interessantes, como o Rocio Rosé. A linha a que pertence – Colección Diplomatica – é uma das mais antigas da bodega (e pelo visto, uma das mais tops).

Trata-se de um 100% Syrah, com uvas de Mendoza, de cultivo orgânico. Chama  atenção a maceração prolongada – de 30 a 40 dias o vinho permaneceu em contato com os sólidos. Depois o exemplar estagiou por 8 meses em barricas francesas de tostado médio, além de outros seis meses de amadurecimento em garrafa. Cabe os parabéns à vinícola pela qualidade de informações em seu site (bem objetivas e organizadas por sinal). Mas vamos ao vinho:

Vinho de cor rubi escura densa, de pouca transparência.  Os aromas são de boa complexidade, iniciam com notas de especiarias do carvalho bem presentes,  especialmente cravo. Surgem aos poucos notas de frutas negras lembrando certa compota com leve lembrança de algo balsâmico além de algumas notas vegetais. Em boca é um vinho interessante, com corpo mais para médio e boa acidez, fazendo salivar e pedindo comida. Os taninos estão bem domados, secam a boca, mas sem roubar a cena. As notas frutadas estão presentes mais em boca do que no nariz, com a lembrança do ar balsâmico bem marcante no final. Álcool a 13,5%, bem equilibrado ao conjunto,  com a acidez garantindo ao vinho vocação gastronômica.

Experiência bastante agradável e didática,  daquelas que nos aguçam os sentidos – daí a ideia do título de nossa postagem de hoje. Recomendo fortemente.

Quanto custa? É vendido pela Winelands em seu site por 119 reais – com desconto, sai por 99 reais aos associados do clube, por onde recebi o exemplar – com muita satisfação por sinal 🙂

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s