Um Inesquecível Exemplar desta Casta: Gimenez Mendez Pinot Noir 2013

gimenez_mendez_pinot_noir_2013

Escrevo este post amigos com um ar de felicidade no rosto que a tempos como enófilo não experimentava. E por dois motivos: primeiro que, como admirador já de alguns anos da viticultura uruguaia, não me canso de surpreender-me com os ótimos exemplares que lá são elaborados. E segundo, – e principalmente – pela descoberta deste vinho em particular, talvez um dos melhores Pinot que por aqui já passaram. Um post especial hoje, pode-se dizer.

Elegi o vinho em uma das seleções do Clube Winelands, do qual sou sócio (cada vez mais satisfeito, há de se dizer). Olhei para o vinho e, confesso, não tive qualquer dúvida na escolha:  1°) um Pinot 2°) Uruguaio e 3°) de uma vinícola que já nos agradou muito com um ótimo Sauvignon Blanc (relembre). Afinal, eram razões mais que suficientes para trazê-lo à adega 🙂

O exemplar é elaborado pela Gimenez Mendez com uvas da localidade de Las Brujas. O vinho amadureceu por um período de oito meses em barricas de carvalho francesas e recebe ao final uma pequena parcela de 4% de Pinot Meunier. Passa ainda por um período de três meses em repouso já em garrafa, antes de ser comercializado. Mas vamos ao líquido!

Em taça o vinho mostrou cor vermelho rubi vivo,  com boa transparência, típica da casta.  Os aromas são instigantes e complexos e remetem a frutos vermelhos e negros como cereja e ameixa, uma lembrança de frutas em calda e algumas notas de especiarias e terra – um festival ao nariz. Em boca tem uma estrutura que impressiona para um Pinot, enche o paladar, chegando a dar vontade de mastigar.  A acidez está na medida. Os taninos são picantes, com lembranças de pimenta e das notas especiadas sentidas no olfato. Final marcante e de boa duração, com lembrança das notas mais frutadas que das especiarias. Álcool a 13%, em bom equilíbrio.

Vinho com vocação gastronômica, que acompanhou bem nosso ossobuco com batatas. Excelente exemplar, não encontrei defeitos. Recomendo a prova.

Quanto custa? É vendido no site da Winelands por pouco mais de cem reais, já com descontos para os associados do clube.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s