Um Ótimo exemplar da UCRÂNIA para a #cbe: Shabo Sauvignon Blanc 2014

Feliz Ano Novo amigos! Cá estamos com o primeiro post de 2017 – escolhido justamente para atender ao tema da nossa querida Confraria Brasileira de Enoblogs. O primeiro tema do ano foi sugerido pelo confrade confrade Victor Beltrami, que escreve o excelente Balaio do Victor – um dos blogs que a mais tempo acompanho. Victor sugeriu: “um vinho de um país que nunca provamos, branco ou tinto, e se possível propormos uma harmonização”.

Para atender ao tema proposto lancei mão de um vinho do Clube Winelands, o clube que assino já alguns meses e que tem atendido muito bem minhas expectativas por sinal. Aliás, no quesito “vinhos de países ‘diferenciados'” creio que o clube seja praticamente imbatível. O escolhido foi este exemplar Ucraniano – o primeiro aqui do blog, como sugerido no tema – elaborado pela Shabo com a variedade Sauvignon Blanc, sem passagem por barricas de carvalho. Vamos ao líquido:

Cor palha, levemente esverdeado.  Aromas delicados, de frutos brancos cítricos e notas amendoadas, com um conjunto muito aprazível ao olfato. Em boca é um vinho muito interessante, com boa acidez e a confirmação das notas frutadas no paladar. Achei-o com poucas notas vegetais e herbáceas, é um vinho mais cítrico e frutado, eu diria. Possui não só a refrescância típica da Sauvignon Blanc, como também tem untuosidade e uma certa personalidade eu diria, com um final marcante e expressivo. Sem defeitos, vinho redondo.

Gostei da experiência. Vai bem sozinho mas acho que melhora com a comida, podendo acompanhar ampla gama de pratos – aqui em casa escoltou um spaghetti ao molho moresco, achei que ficou ótimo. Aqueles que preferem os SB mais frutados e menos herbáceos vão gostar muito.

Quanto custa? É vendido no site da Winelands por 110 reais, já com o desconto para associados do clube.

Em tempo: o confrade Victor também foi de Ucrânia no tema do mês e publicou sua resenha sobre um belo espumante, elaborado pelo mesmo produtor – confira.

Saúde a todos!

Um comentário em “Um Ótimo exemplar da UCRÂNIA para a #cbe: Shabo Sauvignon Blanc 2014

  1. […] o Sauvignon Blanc que escolhi para a CBE no mês passado na seleção do Clube de Vinhos Winelands (relembre), que contou com exclusivos rótulos importados da Ucrânia. Pelo que tenho lido em outros blogs e […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s