Uma Jóia da Nossa Campanha: Espumante Guatambu Extra Brut

Queridos amigos, creio que falar da qualidade dos vinhos e espumantes da Campanha Gaúcha não seja uma grande novidade para a maioria dos enófilos; afinal, está mais que provado que a região, de fato, mostra-se sensacional para a produção de excelentes exemplares, com alta gama de variedades viníferas e estilos. Pois hoje aqui estamos com um belo espumante Extra Brut, elaborado por ninguém menos que a Vinícola Guatambu, um dos mais notáveis produtores da região.

O espumante é elaborado com uvas Chardonnay de Dom Pedrito na região da Campanha, sob a supervisão do competente enólogo Alejandro Cardoso, já muito bem reconhecido pelo seu trabalho na Estrelas do Brasil e Decima, só para citar alguns. Segundo o site da vinícola, parte do vinho base (25%) estagiou em barricas de carvalho francês de primeiro uso. A elaboração é pelo Método Tradicional ou champenoise, com tempo mínimo de contato com as leveduras de 8 meses – muito embora, salvo engano, em minhas anotações escrevi 18 meses, possivelmente advindo de uma informação do contra-rótulo do produto (é possível que a elaboração das safras mais recentes esteja um pouco diferente, o que é comum). Mas vamos ao que achei deste belíssimo exemplar:

Coloração palha bem clarinho, quase translúcido. No nariz, inicialmente, uma explosão de aromas oriundos  da fermentação, com notas amanteigadas lembrando fermento e pão. Aos poucos abrem-se aromas de frutas brancas cítricas, especialmente abacaxi, compondo um conjunto muito elegante. Em boca é um espumante que impressiona pela acidez, que faz salivar e deixa o produto gastronômico. É mais cítrico em boca do que amanteigado, eu diria, o que garante uma ótima refrescância, uma benção para os dias mais quentes. Final correto, elegante e seco – um extra brut bem típico – convidando para a próxima taça.

Acompanhou bem alguns petiscos, queijos e pão torrado com azeite, em uma tranquila noite de domingo. Mas deve também acompanhar uma ampla gama de pratos, como risotos, saladas, massas e aves. Recomendo, uma excelente opção de um Extra Brut, em boa faixa de preço.

Quanto custa? Pela garrafa pagamos 52 reais na Vinhos e Sabores, em Porto Alegre

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s