Um Surpreendente Tinto da Ucrânia: Shabo Cabernet Sauvignon 2014

Amigos, o vinho de hoje acompanhou o Sauvignon Blanc que escolhi para a CBE no mês passado na seleção do Clube de Vinhos Winelands (relembre), que contou com exclusivos rótulos importados da Ucrânia. Pelo que tenho lido em outros blogs e redes sociais, aparentemente os vinhos do produtor Shabo agradaram bastante aos enófilos – e aqui em casa não foi diferente, tanto que já temos um espumante da última seleção mensal guardadinho para ser degustado em breve, deste mesmo produtor.

Pois o rótulo de hoje é um exemplar elaborado com aquela que é dita a rainha das uvas tintas – a Cabernet Sauvignon, variedade que sempre nos cativou muito desde os primórdios aqui no blog e que sempre teve um lugar especial na “lista” das variedades que mais apreciamos. Então, vamos ao vinho:

Vinho de cor vermelho rubi densa e escura, com muitas lágrimas finas e transparentes. Aromas intensos, com notas de frutas negras maduras em um primeiro momento, lembrando até certa compota, levemente adocicada (provavelmente do carvalho, creio). Mas aos poucos aparecem as características típicas da variedade, um certo pimentão e algumas nuances vegetais. Em boca surpreendente já no primeiro gole, um vinho com muito corpo e estrutura, que enche o paladar. Confirma o frutado no primeiro momento, mas o toque herbáceo aparece também no fim de boca e retrogosto. Taninos estão presentes, secando a boca e dando um ar levemente apimentado no paladar. É potente e intenso (álcool a 14%), pedindo comida – e há de se dizer, com acompanhamento achamos que ele se saiu melhor que sozinho.

Acompanhou muito bem nossas bistecas de chuleta, mas eu investiria em carnes vermelhas até mais estruturadas, como costela. Muito bom exemplar – uma experiência bacana em experimentar um exemplar tinto de tão longe.

Quanto custa? É vendido no site da Winelands por 160 reais.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s