Ótima Compra: Casa Venturini Chardonnay 2016

Amigos, me recordo muito bem quando a Casa Venturini – competente vinícola sediada em Flores da Cunha – lançou seu Chardonnay. Era e sempre foi uma verdadeira sensação no mundo dos enófilos – a safra 2011 apareceu por aqui a alguns anos e foi aprovada com louvor (relembre). Fazia algum tempo que não experimentava este vinho e resolvi conferir este exemplar jovem, da recente safra 2016.

Conforme informações do site da vinícola, o vinho é elaborado com uvas da região da Campanha. Não há menção a passagem por madeira. A produção é limitada e as garrafas são numeradas: abrimos a de número 5.224. Mas vamos ao vinho!

em taça demonstrou coloração muito clara, palha esverdeado. Os aromas tem média intensidade (o leve ganho de temperatura e o tempo deixou o vinho mais exuberante ao olfato). Em repouso senti uma nota nítida e interessante láctea, lembrando queijo fresco. Ao agitar da taça surgem com intensidade notas mais de frutas brancas cítricas, especialmente lima, com uma pontinha herbácea, leve. Em boca é sensacional. Corpo leve tendendo a médio, com ótima acidez e presença envolvendo o paladar. Confirma em boca tudo, reveza as notas frutadas, herbáceas e até uma lembrança láctea no finalzinho. O final envolve e é persistente, longe de ter qualquer defeito.

Um ótimo vinho para a faixa de preço, muito interessante. Vale cada centavo – um dos Chardonnays mais interessantes que temos. Quando postei a foto do mesmo no Instagram, alguns amigos me questionaram se “o vinho continuava bom” – alusivo à fama que o rótulo conquistou ao longo dos anos – em meu ponto de vista SIM, permanece um vinho diferenciado e que merece ser provado.

Quanto custa? Pela garrafa pagamos 49 reais na Vinhos e Sabores, em Porto Alegre

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s