[WSET] Degustando um Belíssimo Exemplar da Toscana: Lucarello Chianti Classico Riserva 2011 DOCG

Pois bem amigos, estou bastante feliz em poder hoje compartilhar com todos este post. Há tempos eu queria poder participar de um curso na área de vinhos que tivesse uma boa proposta, conteúdo denso e um caráter realmente didático e aprofundado no Universo do Vinho. E eis que este mês estou cursando o Nível 2 (também chamado de Intermediário) de Formação em Vinhos e Espirituosos da WSET – uma das entidades de educação mais respeitadas no ramo do vinho mundialmente.

O curso possui um excelente material didático e um conteúdo programático bastante abrangente, focado nas principais castas e regiões produtoras do mundo. As aulas são focadas especialmente em degustações que têm caráter 100% didático, a fim de que os alunos possam comparar os diversos estilos de vinhos, variedades viníferas, terroir, etc. Há de se dizer amigos, o curso, em minha opinião, é cem por cento. Melhor impossível.

Pois hoje trago então um dos exemplares que lá degustamos – e eu, como apreciador confesso dos vinhos italianos não pude deixar aqui de fazer o devido registro deste belo Chianti Classico Riserva, o Lucarello Borgo Salcetino. O exemplar é elaborado no coração da região de Chianti na Toscana, com uvas Sangiovese (95%) e Canaiolo (5%). Não pude precisar a informação, mas certamente passou sim por barricas – e daí pode se valer do termo Riserva, como versa o rótulo.

Mas vamos ao vinho! (*)

No visual o vinho é límpido, de coloração pálida – com certa transparência – e cor rubi. O nariz é limpo, de intensidade média (pra mais, poderíamos dizer), com notas frutadas de cereja, groselha, canela e um leve mentolado, típico do estilo. Em boca é seco, com nível médio a alto de taninos e corpo mais para médio.  As notas do olfato se confirmam, embora a presença da madeira surge em boca mais nítida que no nariz. Final correto, de persistência média.

Muito bom exemplar – complexo, muitas famílias aromáticas, tem boa acidez e os taninos estão redondos. Uma bela experiência de prova, para um primeiro dia de aula do curso – aos poucos, pretendo ir dividindo as degustações e descobertas sobre outros exemplares.

Quanto custa? Preço médio do exemplar é de 251 reais no Brasil.

(*) Nota: notas de degustação anotadas conforme o padrão de avaliação da ficha do WSET (nível 2), bem como a classificação final de qualidade do vinho.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s