Surpreendente Espumante do Friuli: Pitars Prosecco Millesimato 2015 DOC

Talvez muitos amigos já saibam, mas não é todo o dia que nos deparamos com um espumante safrado, ou seja, elaborado com uvas de uma única safra, pois as vinícolas buscam manter um certo padrão gustativo em seus produtos e, para isso, costumam efetuar um blend de safras distintas, combinando características a fim de formar o vinho espumante que será disponibilizado ao mercado. Normalmente quando um safrado aparece ficamos impressionados, pois é sinal que aquela foi uma safra especial e que a vinícola entendeu que havia a “ocasião” ideal para lançar um produto alusivo especificamente àquela safra em particular.

E eis que o espumante de hoje, um exemplar elaborado 100% com a uva Glera – que dá a origem ao tão famoso Prosecco. Leva no rótulo o termo Millesimato, alusivo ao fato de ser elaborado com uvas de uma única safra – neste caso, 2015. Trata-se de um interessante produto elaborado na região do Friuli pela Pitars, vinícola que já apareceu aqui no blog com um belo Chardonnay, também oferecido em uma das seleções do Clube Winelands (relembre). Mas vamos ao líquido!

Espumante de cor palha claro, esverdeado, com perlage fino, barulhento e vibrante. Aromas muito vivos e intensos, com frutas brancas em quantidade, pera, maçã verde, limão, lima. Aparenta muito frescor no olfato, que se confirma em boca. Notas cítricas bem aparentes, com cremosidade impressionante. O frutado confirma no paladar a sensação do olfato. Tudo muito correto, saboroso, harmônico, que dá vontade de beber e chama a próxima taça.

Excelente espumante – como costumo dizer: é daqueles que a garrafa acaba rápido (risos). Esbanja qualidade e é isento de defeitos. A nível de complexidade e de degustação em geral, creio que seja o Prosecco mais interessante que já experimentamos. Recomendo a prova.

Quanto custa? É vendido no site da Winelands por 140 reais.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s