Um dos Vinhos Mais Surpreendentes que Provei este Ano: Gimenez Mendez Touriga 2013

Estimados amigos, hoje é dia de um vinho muito especial – e de um dos países vitivinícolas que mais admiro e cujo os vinhos mais me empolgam: o Uruguai. O vinho esteve presente em uma das seleções do Clube Winelands e não tive dúvidas: foi um dos meus escolhidos na seleção. Uma felicíssima escolha por sinal 🙂

Este exemplar foi elaborado pela competente e reconhecida Gimenez Mendez, com uvas da variedade Touriga Nacional cultivadas na região de Las Brujas – aliás, os vinhos deste produtor já estiveram presentes aqui no blog em outros (ótimos) momentos – relembre. Segundo informações do site do importador, o vinho estagiou em barricas de carvalho francês e americano por um período de dez meses. O sommelier uruguaio Daniel Arraspide, que escreve o ótimo blog Vino y Bebidas, avaliou em 93 pontos este belo vinho. Com tantos predicados, me propus a prová-lo com todo carinho e atenção que o caldo merecia. Espero tê-lo feito a altura (risos). Vamos ao líquido!

Em taça, um vinho de cor púrpura profunda. Aromas com boa intensidade  e complexidade.  Notas de baunilha do carvalho, especiarias e frutas negras – há  um leve toque balsâmico  ou mentolado no olfato, de leve. Em boca  tem  excelente  estrutura,  corpo médio  pra mais eu diria, com acidez média  e taninos presentes em boa conta, marcando as gengivas. O carvalho aparece mas não sobrepõe a fruta, de sobremaneira. O toque de especiarias e o ar balsâmico  também  marcam presença.  Final com certa potência,  persistente e chamando muito bem  a próxima  taça (como sempre digo: a mais importante das características de um vinho, em minha modesta opinião). Pede comida, indubitavelmente.

Um vinho excelente, pode-se dizer – como enófilo fiquei muito feliz por provar um exemplar uruguaio elaborado com esta cepa. Foi muito bem com uma massa carbonara.  Vale investir na harmonização com pratos estruturados.

Quanto custa? A Winelands vende o exemplar em seu site por 106 reais, já com o desconto para associados.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s