Um Formidável Chianti Clássico: Principe Corsini Le Corti 2012 DOCG

Grandes amigos, iniciamos o mês de novembro com o pé direito, trazendo um exemplar muito especial. Este foi um dos vinhos que tive a felicidade de experimentar em minha visita à vinícola Principe Corsini, na Toscana (relembre) – tradicional e competente produtor da célebre região do Chianti Classico, certamente, uma das regiões vitivinícolas mais importantes do mundo.

O exemplar é um Chianti Classico tradicionalíssimo – o contra rótulo já deixa claro a que o vinho se destina: “Il mio vino del quotidiano“, alusivo ao caráter gastronômico e aprazível do vinho ao ser indicado para degustar no dia a dia, com as refeições. Trata-se de um corte de 95% de Sangiovese, complementada por Colorino e Canaiolo, com pouca passagem por madeira, a fim de preservar as características principais das cepas. Mas vamos ao líquido:

Cor vermelho rubi, com leve transparência. Aromas de frutos negros frescos, especiarias e um certo anis. Em boca tem boa acidez, excelente estrutura e confirma o olfato em tudo. Taninos bem rústicos, secando todo o paladar e pedindo comida. O final potente garante a indubitável vocação gastronômica deste grande exemplar.

Um belíssimo vinho, uma joia da Toscana. Acompanhou magnificamente uma massa com belo molho de tomates e frango. Excelente pedida.

Quanto custa? É vendido no Brasil na faixa de 170 reais. No site da vinícola consta a safra 2014, à venda por 14 Euros.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s