Tarapacá Gran Reserva Etiqueta Negra Cabernet Sauvignon 2010

 

Amigos, trazemos hoje um belo Cabernet Sauvignon elaborado por um dos mais tradicionais e competentes produtores Chilenos – a Viña Tarapacá, muito apreciada e conhecida aqui no Brasil. Este exemplar possui um belo rótulo escuro e é chamado de Etiqueta Negra, sendo um dos tops entre os tops da vinícola, por assim dizer.

O vinho é elaborado com uvas da Vale do Maipo, sendo que o exemplar goza inclusive da DO deste Terroir.  Estagiou por 14 meses em barricas de carvalho francês e americano. A expectativa de guarda sugerida é de oito anos – creio até que pela robustez possa chegar a mais. Vamos ao líquido:

Cor rubi escura,  densa.  Aromas intensos, com boa complexidade.  Notas do carvalho bastante evidentes, uma certa baunilha,  tabaco e também especiarias. Mas no agitar da taça também surgem ameixa, amora e frutas negras. Em boca tem muito volume e é encorpado,  com acidez leve. A madeira aparece bastante,  com as notas frutadas mais em segundo plano. Retrogosto com presença das especiarias, especialmente em função dos taninos, que secam a boca, marcando o paladar com um toque tostado. Final menos potente que o esperado, apesar dos 14,5 % de álcool (muito bem integrado ao conjunto).

Belo vinho, apesar de um pouco amadeirado em excesso, para meu gosto particular. Recomendo a prova – especialmente aos que apreciam o estilo. Um bom cabernet, sem dúvida.

Quanto custa? A safra 2015 é vendida atualmente no Brasil na faixa de 150 reais.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s