Excelente Dica para o Fim de Ano: Espumante Pitars Prosecco DOC

 

Amigos, com a proximidade das festas de fim de ano surge a procura pelos tão apreciados espumantes. Creio que as ocasiões pedem exemplares mais leves e descontraídos, sendo que, neste cenário, acredito que o Prosecco caia muitíssimo bem (embora em seja suspeito para falar).

O exemplar de hoje foi enviado através do Cube Winelands e é elaborado pela Pitars, produtor competente da região do Friuli, região bem no nordeste da Itália. Desta mesma vinícola já apareceu aqui no blog um belíssimo Prosecco safrado (relembre), que surpreendeu muito. O espumante de hoje é Brut (10,5 gramas de açúcar por litro), 100% Glera, elaborado pelo método Charmat, como manda o figurino. Vamos ao líquido!

Coloração amarelo palha bem claro, levemente esverdeado.  O perlage é muito fino, lento e persistente.  Os aromas são muito típicos da variedade, com muitas notas de frutas frescas, como lima, pêssego abacaxi e outras, complementadas por levíssimo toque mineral. Em boca é ainda melhor.  Tem ótimo volume no paladar, enche a boca com um mousse pra lá de agradável. As notas frutadas se confirmam e percebe-se também alguma lembrança mais amanteigada da fermentação.  Final correto e persistente,  isento de qualquer defeito, ou amargor.

Um belíssimo produto,  um dos melhores Prosecco que já experimentei. Recomendo.

Quanto custa? A Winelands vende o exemplar em seu site por 105 reais.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s