Don Guerino Gran Reserva Teroldego 2007

Amigos, aos poucos vamos abrindo exemplares que estavam a muito tempo carinhosamente guardados lá no cantinho de nossa adega. Vinhos estes carregados de história e que remetem a uma bela época em que eu começava a escrever o blog. Conheci este belo vinho quando visitei a vinícola Don Guerino – uma bela ocasião por sinal (relembre), e decidi então levar uma garrafa para casa a fim de prová-la depois de algum tempo de guarda.

O tinto em questão é elaborado com a casta Teroldego, uva típica muito cultivada na região do Treno – norte da Itália. Estagiou por nada menos que  14 meses em barricas francesas primeiro uso. Foram produzidas somente 7500 garrafas, numeradas – abrimos a de número 4815. Vamos ao vinho:

Caldo de cor púrpura escura, de poucos reflexos. Aromas mais discretos e delicados, frutas negras, especiarias, cravo, leve compota. Em boca é mais para médio corpo com boa acidez. Frutado confirmando olfato.  Boa estrutura,  com taninos muito bem domados. Vinho macio no paladar, prazeroso de beber e agradável.  Final com a acidez marcando e trazendo a lembrança de compota ou geleia de frutas negras. Nem álcool (13%) nem madeira se sobrepõe a nada. Está bem equilibrado e muito bem feito.

Um bom vinho tinto, sem dúvida. A quem tiver uma garrafa, recomendo degustá-lo logo: creio que o vinho está em seu auge.

Ah, em tempo: desta mesma linha e safra provamos um excelente Ancelota, que já foi publicado aqui no blog (relembre).

Quanto custa: confesso amigos que não me recordo quanto paguei à época. Atualmente a vinícola não produz mais esta linha especificamente – o atual Teroldego, da linha Reserva, safra 2015, com seis meses de barrica, pode ser encontrado na faixa de 60 reais.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s