Um Espumante de Respeito para a Ceia de Natal: Shabo Gold Brut – Direto da Ucrânia!

Amigos, hoje trazemos mais uma dica para as festas de fim de ano, desta vez, um belo e estruturado espumante da Ucrânia, elaborado pelo Método Tradicional (Champenoise) e que adquiri através do Clube Winelands, do qual sou associado.

O espumante é elaborado pela Shabo, com uvas Chardonnay e Pinot Noir, pelo método Tradicional, ou seja, a segunda fermentação, onde ocorre a tomada de espuma, ocorre dentro da própria garrafa onde o espumante se encontra – e que, posteriormente, irá para as mãos do (feliz) consumidor. O tempo de contato com as leveduras é de 12 meses, segundo informação do produtor. Vamos ao líquido:

Cor amarelo palha, com reflexos dourados, com perlage abundante e persistente.  Aromas já perceptíveis no sacar da rolha,  com boa presença das notas da fermentação em um primeiro plano, aromas lácteos,  fermento e pão. Aos poucos surgem frutas brancas cítricas,  lima, certo pêssego e leve mineralidade.  Em boca é seco, açúcar bem reduzido, com boa refrescância e estrutura. Notas frutadas predominam e deixam o espumante agradável em boca. Final correto e de boa duração.

Um belíssimo espumante, recomendo.  Foi bem sozinho, mas com acompanhamentos como aves e peixes acho que seria ainda mais interessante, pois é um Brut bastante pegado – bela indicação para a Ceia Natalina.

Quanto custa: a Winelands vende o espumante em seu site por 139 reais (associados têm desconto)

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s