[WSET] Anselmo Mendes Alvarinho Contacto 2014

Amigos, aos poucos pretendo ir saldando a minha dívida e publicando comentários alguns dos principais vinhos que tive a oportunidade de experimentar no excelente curso que participei da WSET  – nível 2, em Porto Alegre. Foram ao todo quase 50 rótulos, todos de qualidade muito acima da média, escolhidos à dedo pelo pessoal da Enocultura (empresa responsável por ministrar o curso) a fim de desafiar a percepção sensorial dos alunos, bem como proporcionar o aprendizado na prática das características de cada Cepa e Terroir.

O vinho que escolhi para compartilhar hoje é um belíssimo Alvarinho, do renomado produtor português Anselmo Mendes. É elaborado com uvas da sub-região de Menção e Melgaço e leva o selo de procedência da região de Vinhos Verdes. Não tem passagem por madeira, a fim de preservar as características varietais – mas passou por amadurecimento sobre as próprias borras por período de 4 meses, a fim de ganhar complexidade.

Vamos ao vinho! (*)

Na taça, demonstrou aspecto limpo, média intensidade e coloração limão, tendendo a dourado. No nariz, é limpo, de média intensidade e aromas que remetem ao maracujá, abacaxi, notas florais, e lembrança de cascas de frutas cítricas. Em boca é seco, de acidez média e muito frutado, lembrado calda de fruta, mel, pêssego em calda. O final é correto e de média duração.

Vinho sem defeitos, muito bem elaborado, complexo e persistente. Vale a prova, recomendo. Ótima pedida para o calor do verão brasileiro e para as ceias de fim de ano.

Quanto custa? A Importadora Decanter vende atualmente a safra 2016 em seu site por 166 reais;

(*) Notas de degustação anotadas conforme o padrão de avaliação da ficha do WSET (nível 2), bem como a classificação final de qualidade do vinho.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s