Tinto no verão pode? Claro! Casas del Toqui Reserva Pinot Noir 2015

Amigos, não são poucas as vezes em que as pessoas me indagam se “é possível” bebermos vinhos tintos mesmo no calor do verão. Nós gaúchos, de fato, somos mal acostumados: temos as quatro estações do ano relativamente bem definidas e acabamos assim criando uma espécie de padrão de consumo: tintos no inverno, brancos e espumantes no verão. Mas nada melhor do que quebrar paradigmas. Um belo tinto, leve – como um Pinot Noir – ligeiramente mais resfriado, pode ser uma ótima pedida com um prato mais light em uma noite de verão não tão quente.

“E como resfriamos o vinho?”, muitos me questionam. Simples: 50 a 60 minutos na geladeira costumam ser suficientes. A partir daí, amigo leitor, é com você: se achar que o vinho está ainda um pouco quente, basta tampar e deixar ele na geladeira um pouco mais. Se por acaso ele esfriar muito (pouco provável), mais fácil ainda: deixe-o que a temperatura ambiente faça o trabalho. Lhes garanto: funciona perfeitamente – palavra de quem faz isso a uns 7 anos (risos).

Pois bem, o exemplar de hoje é elaborado pela competente vinícola chilena Casas del Toqui. O vinho foi elaborado com uvas do Vale do Cachapoal, conforme versa claramente o rótulo (com direito à Denominação de Origem – DO). O produto pertence a uma linha intermediária da vinícola, denominada “Reserva” – estagiou por 8 meses em barricas de carvalho francês. Mas vamos ao vinho:

Cor vermelho vivo, com leve transparência. Aromas intensos, com muitas notas frutadas levemente adocicadas lembrando cereja, framboesa e geléia. Algumas notas de folhas secas e terra completam o conjunto olfativo – essencialmente fresco ao nariz. Em boca é um vinho de boa acidez e corpo médio, com taninos finos. Fácil e bom de beber, confirma o olfato em praticamente tudo. Final correto, isento de amargor ou outros defeitos. Álcool em bom equilíbrio geral (13,5%).

Bom vinho – não É o melhor Pinot que já provamos nesta faixa de preços mas cumpre bem seu papel e agrada. Recomendo.

Quanto custa? A Wine vende o rótulo atualmente em seu site por 88 reais

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s