Belo exemplar da Romênia: Nomad Pinot Grigio 2012

Amigos, creio que não são muitas as castas brancas que conseguem gerar vinhos capazes de aplacar tão bem o calor do verão brasileiro como a Pinot Grigio – também conhecida como Pinot Gris – uva largamente cultivada no norte da Itália e que costuma gerar vinhos frescos, com boa acidez e, principalmente, leves e refrescantes.

Pensando nisso, não tive dúvidas ao escolher este exemplar na seleção do Clube Winelands do qual sou sócio – haja vista que não escondo especial admiração pelos vinhos elaborados com esta cepa. O exemplar é proveniente da Romênia, elaborado pelo produtor Aurelia Visinescu. O rótulo petence à linha chamada “Nomad”, formada essencialmente por vinhos mais jovens, de estilo moderno, com a cara no Novo Mundo. Vamos ao vinho:

Cor amarelo palha de intensidade média a alta. Aromas discretos no início, abrindo aos poucos. Notas predominantes de frutas brancas de caroço, como pêssego, certo melão e alguma fruta em calda. Em boca surpreende, é mais untuoso do que o esperado, enche bem o paladar. Notas frutadas confirmam o olfato. Acidez mais para média. Bom conjunto  no geral, com final de certa potência e leve sapidez.

Bom vinho, muito interessante – um Grigio levemente mais cremoso eu diria que os do Friuli. Adorei a experiência. Acompanhou muito bem nossas iscas de violinha a milanesa (um de nossos petiscos favoritos).

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s