Tinto Argentino, com Estilo Francês: Las Perdices Syrah Viognier 2013

Estimados amigos, como eu sempre digo, um enófilo que se preze (ainda mais blogueiro) deve sempre experimentar coisas novas. Confesso que quando estive na loja de vinhos e me deparei com este rótulo, achei o assemblage das castas um tanto inusitado. Contudo, pesquisei sobre o tema e aprendi na formação do WSET a respeito deste tradicionalíssimo corte do sul da França, muito comum na região de Cotes du Rhone.

Este corte amigos tem um nome bastante especial: Côte-Rôtie. Uma AOC (Appellation d’origine contrôlée) francesa da região de Cotes du Rhone, em que o vinho tinto, a base de Syrah, é cortado com uma casta branca, a Viognier (em proporção usualmente até 20%). Via de regra, as uvas são fermentadas juntas e a tendência é a obtenção de um vinho de muita complexidade.

O exemplar em questão é um tinto argentino elaborado segundo este preceito. O rótulo já deixa bem claro a assemblage utilizado, inclusive com a indicação dos percentuais de cada cepa (93% Syrah, 7% Viognier). O vinho é elaborado pela vinícola Las Perdices, da região de Mendoza, com produção anual de cerca de 6 mil garrafas apenas. Não tem passagem por barricas; estagiou apenas em tanques de inox. Vamos ao vinho:

Cor vermelho rubi de reflexos rosados. Aromas de frutos negros e vermelhos lembrando frutas maduras, compota e geleia, além de algumas notas de especiais. Em boca é um vinho encorpado, macio e agradável de beber. Notas frutadas do olfato confirmam.  Acidez um pouco discreta, creio que poderia ser mais evidente. Taninos bem agregados ao conjunto e equilibrados. Final com boa potência, conferida pelos 14% de álcool, com um leve ar adocicado,  um pouquinho enjoativo, mas sem comprometer.

Quanto custa? Pode ser encontrado à venda na faixa de 50 reais, com bom custo-benefício. Ótimo para quem deseja experimentar um vinho diferente do trivial.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s